segunda-feira, 17 de maio de 2010

Viagens de estudo

No dia 14/04 os alunos do 9° ano02 foram visitar a EDEPEL e a Transpezia.Empresas que trabalham com resíduos.
A EDEPEL trabalha com plásticos,papelão e papel,la eles mostraram como se separa o lixo.Os copos plásticos são colocados em uma maquina que pica e depois vai para uma caixa de madeira.Depois de moído fica como pedaços de vidro.O plástico também é utilizado para fabricação de baldes,que leva 38 segundos para ser feito,e sacos de lixo.
A Transpezia trabalham com terra terraplanarem,recolhem resíduos industrias e de construção civis.
Vimos que as madeiras são picadas e levadas para SEARA.As podas viram adubo e vão para flori culturas.Eles também fornecem para empresas a biomassa que é utilizado como combustível para queima em caldeiras.

Conclusão

Vimos com esta viagem que cada um deve assumir como compromisso com o lixo que produz.



O Luan e sua dancinha para rir!!! rsrsrsr



quinta-feira, 6 de maio de 2010

Movimentos Estudantis


1710-Quando mais de mil soldados franceses invadiram o rio de janeiro, uma multidão de jovens estudantes de conventos e colégios religiosos enfrentou os invasores, vendendo-os e expulsando-os


1786 - Doze estudantes brasileiros residentes no exterior fundaram um clube secreto para lutar pela Independência do Brasil. Alguns estudantes desempenharam papel fundamental para o acontecimento da Inconfidência Mineira.
1827 - Foi fundada a primeira faculdade brasileira, a Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Foi o primeiro passo para o movimento estudantil, que fizeram campanhas pela Abolição da Escravidão e pela Proclamação da República.
1914 - Estudantes tiveram participação significativa na Campanha Civilista de Rui Barbosa ocorrida em meados do século XX, e na Campanha Nacionalista de Olavo Bilac, promovida durante a 1ª Guerra Mundial.
1932 - A morte de quatro estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo inspirou a revolta que eclodiu na insurreição de São Paulo contra o Governo Central (Revolução Constitucionalista).
1952 - Primeiro Congresso Interamericano de Estudantes, no qual se organizou a campanha pela criação da Petrobrás – “O Petróleo é Nosso”.
1964 - Em 1º de abril, o Golpe Militar derrubou o presidente João Goulart. A partir daí foi instituída a ditadura militar no Brasil, que durou até o ano de 1985. Neste período as eleições eram indiretas, sem participação direta da população no processo de escolha de presidente e outros representantes políticos.
Os estudantes formavam uma resistência contra o regime militar, expressando-se por meio de jornais clandestinos, músicas e manifestações, apesar da intensa repressão.
1968 - Em março, morre o estudante Edson Luís, assassinado por policiais no restaurante Calabouço, no Rio de Janeiro. No congresso da UNE, em Ibiúna, os estudantes reuniram-se para discutir alternativas à ditadura militar. Houve invasão da polícia, muitos estudantes foram presos, mortos ou desapareceram, a repressão e a restrição à liberdade de expressão que eram características desse período. Em junho deste ano ocorreu a passeata dos Cem Mil, que reuniu artistas, estudantes, jornalistas e a população em geral, em manifesto contra os abusos dos militares.
Em dezembro, durante o governo do general Arthur da Costa e Silva, foi assinado e decretado o Ato Institucional número 5 (AI-5) que cassou a liberdade individual, acabando com a garantia de Habeas Corpus da população.
O que é HABEAS CORPUS? É o instrumento de defesa contra atos arbitrários que ferem o direito de ir e vir de cada indivíduo.
1979 - As entidades estudantis começam a ser reativadas. Acontece a primeira eleição por voto direto na história da UNE, quando é eleito o presidente baiano Rui César Costa e Silva.
1984 - “1,2,3,4,5 mil. Queremos eleger o presidente do Brasil!!!” movimento da população, com participação fundamental dos estudantes e dos políticos progressistas, para a volta das eleições diretas para presidente no Brasil. O congresso votou a favor das eleições indiretas e Tancredo Neves foi nomeado presidente para o próximo mandato (a partir de 1985). Ficou decidido que as próximas eleições, em 1989, seriam diretas. Depois de 34 anos de eleições indiretas Fernando Collor de Melo é eleito presidente.
1992 - Acontecem sucessivas manifestações nas ruas contra a corrupção no governo dando início ao movimento de estudantes chamado Caras Pintadas, que resultou no Impeachment do então Presidente da República, Fernando Collor de Melo.